terça-feira, 1 de maio de 2012

Ciclos de Vida
Ocorre nos indivíduos que possuem reprodução sexuada, pois inicia-se quando dois gametas se unem e vai até a produção de gametas do indivíduo formado, finalizando um ciclo e começando outro com a fecundação.

1)Ciclo Haplobionte Haplonte:
Neste ciclo de vida, o organismo adulto é haploide(n) e produz gametas por mitose e diferenciação celular.Ao se fundirem por cariogamia originam um zigoto diploide(2n) que rapidamente sofre uma meiose zigótica para que o organismo mantenha a haploidia da espécie.


2)Ciclo Haplobionte Diplonte (Haplodiplobionte):
Este ciclo de vida é característico da espécie humana.
Em idade reprodutiva, o organismo produz por meiose gamética os gametas(células sexuais com metade do número de cromossomos da espécie, ou seja, são células haploides(n).Da união desses gametas por cariogamia origina-se um zigoto diploide(2n), que ao decorrer de seu desenvolvimento embrionário sofrerá mitoses.O ciclo se finaliza quando o organismo estiver maduro e produzindo gametas por meiose gamética.
             
3)Ciclo Diplobionte:
Este ciclo de vida ocorre na maioria das algas e sua principal característica é a alternância de gerações- onde alterna uma fase haploide(n) produtora de gametas; e uma diploide(2n) produtora de esporos.
A fase diploide também é chamada de esporófito(2n) que possui células produtoras de esporos.Os esporos são haploides(n), portanto há meiose esporofítica na sua produção.Os esporos são liberados no ambiente e quando se encontram em condições propícias irão dar origem a organismos haploides(n) produtores de gametas- os gametófitos.Quando formados os gametas se unem por cariogamia dando origem a um zigoto diploide(2n), que cresce e se desenvolve dando origem à fase esporofítica e assim o ciclo se reinicia. 
      

Produção de Gametas
  • Isogâmica: os gametas masculinos e femininos são exatamente iguais.
  • Anisogâmica: ambos os gametas podem ser móveis, mas são de tamanhos diferentes.
  • Oogâmica: tipo de produção anisogâmica onde o gameta masculino é móvel e pequeno e o gameta masculino é imóvel e grande. 
OBS:
-Anterídeo: estrutura produtora de gametas masculino.
-Oogônio: produz gameta feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário